Depoimentos

Lehakat Kadima é uma parte essencial da dança israelense e da cultura judaica na América do Sul, sendo um centro para pessoas de todos os lugares se conectarem com seu judaísmo, interagirem e representarem a comunidade local em eventos internacionais ao redor do mundo. Eu vi com meus próprios olhos e espero ver o Kadima crescendo ano após ano.

ilai.jpg

ILAI SZPIEZAK

Coreógrafo, Markid e Empresário

LONDRES, INGLATERRA

Desde que comecei a dançar, ainda na escola, bem criança, sempre escutava do Kadima, que sempre era esperado nos festivais. Assim começou a minha admiração por este grupo e consequentemente por essa fundação. Com o passar do tempo, tive mais envolvimento estando presente nos festivais e seminários organizados pela Fundação, como coreógrafo, dançarino e até como markid, no Machol Brasil. Desejo Kadima a essa maravilhosa Fundação!

louis.jpg

ANDRÉ SCHOR

Markid em Israel e Diretor Artístico do Festival Hava Netze BeMachol no RIo de Janeiro

TEL AVIV, ISRAEL / RIO DE JANEIRO

Para mim, um grupo coreográfico de dança israeli deve refletir profissionalismo, criatividade, estilos, arte, cor, originalidade e muito mais. Sem dúvida, o Kadima possui todos esses atributos e muito mais. Conheço seu trabalho há anos e sempre foi, é e será um prazer observar suas criações. Parabéns por tudo que foi conquistado e por continuar no mesmo caminho! Grande abraço amigos!

marce.jpg

MARCELO MARIANOFF

Coreógrafo e Markid

CÓRDOBA, ARGENTINA

Quem nunca teve vontade de subir no palco com o Kadima quando sentiu aquela força toda e energia contagiante? Kadima é exemplo de amor ao folclore israelense. É referência!

arthur 3.jpg

ARTHUR HAMMER

Coreógrafo e Diretor Artístico

SÃO PAULO, BRASIL

Minha relação com a Fundação Kadima e com o festival Choref começou em 2004, quando tinha 15 anos, viajando pela primeira vez ao exterior sem meus pais. Nessa viagem mágica comecei a descobrir que gostava de rikudei am e disse a mim mesmo que quando voltasse ao Uruguai gostaria de começar a aprender e não ficar tentando copiar tudo o tempo todo na roda. Anos depois, quando entrei no Naguia, comecei a fazer amigos que dançavam no Kadima indo ao Choref, quando eles vinham ao Nirkoda (festival que ocorre em Montevidéu) e em outras ocasiões nas quais encontrávamos em outros festivais, o que fortalecia a nossa amizade. Como diretor artístico do Grupo Naguia, anos mais tarde, sempre senti uma irmandade com o Kadima, pois sempre nos apoiávamos dentro e fora dos palcos. E depois de ser diretor,  sentia o carinho entre as pessoas sempre que nos encontrávamos em festivais e camps ao redor do mundo.

fede 2.jpg

FEDERICO BRUNSTEIN

Markid, Coreógrafo e Diretor Artístico

MONTEVIDÉU, URUGUAI

A Fundação Kadima é um marco dentro e fora do meio da dança israelense, uma iniciativa única que logra por décadas criar um solo frutífero e duradouro para as arte e cultura judaico-israelense.

ALAIN.jpg

ALAIN SINAI

Coreógrafo, Diretor Artístico e Produtor de Espetáculos e Musicais

SÃO PAULO, BRASIL

Minha história com o Kadima tem mais de 30 anos ... Intercâmbios como integrante do Zamir nos meus dias de bailarina, com Agshamá como diretora e coreógrafa, festivais Choref, palcos compartilhados em Porto Alegre, São Paulo, Buenos Aires... Momentos inesquecíveis... Assistir suas coreografias com admiração, rir de cima a baixo do palco, amigos íntimos e anedotas inesquecíveis. Jamais esquecerei tantos momentos compartilhados, minha alegria e a dos meus colegas da época, e a dos meus alunos anos depois, por todas as experiências maravilhosas. Espero que possamos nos encontrar novamente muito em breve em algum palco, em alguma harkadá, e continuar compartilhando paixões e renovando aqueles laços inseparáveis ​​gerados há mais de 30 anos.

ariadna.jpg

ARIADNA FAERSTEIN

Coreógrafa, Diretora Artística e Produtora de Espetáculos, Musicais e Outros Eventos Culturais

BUENOS AIRES, ARGENTINA

Kadima para mim é muito mais do que "avante". KADIMA para mim significa rikudei-am, cultura, excelência, exemplo, amigos e grandes momentos. KADIMA é saber que mesmo que não estejamos no mesmo país, sempre haverá alguém que compartilhe a minha paixão incondicionalmente. Obrigado por tudo isso e muito sucesso a vocês!

tamara.jpg

TAMARA SZAJNHOLC

Coreógrafa e Markidá

MONTEVIDÉU, URUGUAI

A primeira vez que vi o trabalho da Fundação Kadima foi quando participei do festival Choref Festival em 2014 como dançarino da Lehakat Sinapzia, de Córdoba, Argentina. Fiquei fascinado com o profissionalismo com que trabalham, o alto nível da organização, os shows e a tremenda energia das harkadot, que foram uma verdadeira festa, com a presença dos coreógrafos Rafi Ziv e Ilan Swissa. Lehakat Kadima me parecia algo de outro planeta, com muitos dançarinos, muita técnica, muita força, muito "tudo". Algum dia eu adoraria participar de uma de suas coreografias.

DANI LANSKY.jpg

DANIEL LANSKY

Markid e Coreógrafo

CÓRDOBA, ARGENTINA

Festival Choref, Kadima, Fundação Kadima!

Um dos melhores festivais de que já participei e uma instituição singular. Muito amor pela dança, pelas nossas tradições e um acolhimento inigualável! Parabéns por estarem à frente de um grande projeto, sempre unindo a todos! Mazal tov!

VANESSA.jpg

VANESSA TREISTMAN