Depoimentos
Lehakat Kadima é uma parte essencial da dança israelense e da cultura judaica na América do Sul, sendo um centro para pessoas de todos os lugares se conectarem com seu judaísmo, interagirem e representarem a comunidade local em eventos internacionais ao redor do mundo. Eu vi com meus próprios olhos e espero ver o Kadima crescendo ano após ano.
ILAI SZPIEZAK
Coreógrafo, Markid e Empresário
LONDRES, INGLATERRA
Desde que comecei a dançar, ainda na escola, bem criança, sempre escutava do Kadima, que sempre era esperado nos festivais. Assim começou a minha admiração por este grupo e consequentemente por essa fundação. Com o passar do tempo, tive mais envolvimento estando presente nos festivais e seminários organizados pela Fundação, como coreógrafo, dançarino e até como markid, no Machol Brasil. Desejo Kadima a essa maravilhosa Fundação!
ANDRÉ SCHOR
Markid em Israel e Diretor Artístico do Festival Hava Netze BeMachol no RIo de Janeiro
TEL AVIV, ISRAEL / RIO DE JANEIRO
Para mim, um grupo coreográfico de dança israeli deve refletir profissionalismo, criatividade, estilos, arte, cor, originalidade e muito mais. Sem dúvida, o Kadima possui todos esses atributos e muito mais. Conheço seu trabalho há anos e sempre foi, é e será um prazer observar suas criações. Parabéns por tudo que foi conquistado e por continuar no mesmo caminho! Grande abraço amigos!
MARCELO MARIANOFF
Coreógrafo e Markid
CÓRDOBA, ARGENTINA
Quem nunca teve vontade de subir no palco com o Kadima quando sentiu aquela força toda e energia contagiante? Kadima é exemplo de amor ao folclore israelense. É referência!
ARTHUR HAMMER
Coreógrafo e Diretor Artístico
SÃO PAULO, BRASIL
Minha relação com a Fundação Kadima e com o festival Choref começou em 2004, quando tinha 15 anos, viajando pela primeira vez ao exterior sem meus pais. Nessa viagem mágica comecei a descobrir que gostava de rikudei am e disse a mim mesmo que quando voltasse ao Uruguai gostaria de começar a aprender e não ficar tentando copiar tudo o tempo todo na roda. Anos depois, quando entrei no Naguia, comecei a fazer amigos que dançavam no Kadima indo ao Choref, quando eles vinham ao Nirkoda (festival que ocorre em Montevidéu) e em outras ocasiões nas quais encontrávamos em outros festivais, o que fortalecia a nossa amizade. Como diretor artístico do Grupo Naguia, anos mais tarde, sempre senti uma irmandade com o Kadima, pois sempre nos apoiávamos dentro e fora dos palcos. E depois de ser diretor, sentia o carinho entre as pessoas sempre que nos encontrávamos em festivais e camps ao redor do mundo.
FEDERICO BRUNSTEIN
Markid, Coreógrafo e Diretor Artístico
MONTEVIDÉU, URUGUAI
A Fundação Kadima é um marco dentro e fora do meio da dança israelense, uma iniciativa única que logra por décadas criar um solo frutífero e duradouro para as arte e cultura judaico-israelense.
ALAIN SINAI
Coreógrafo, Diretor Artístico e Produtor de Espetáculos e Musicais
SÃO PAULO, BRASIL
Minha história com o Kadima tem mais de 30 anos ... Intercâmbios como integrante do Zamir nos meus dias de bailarina, com Agshamá como diretora e coreógrafa, festivais Choref, palcos compartilhados em Porto Alegre, São Paulo, Buenos Aires... Momentos inesquecíveis... Assistir suas coreografias com admiração, rir de cima a baixo do palco, amigos íntimos e anedotas inesquecíveis. Jamais esquecerei tantos momentos compartilhados, minha alegria e a dos meus colegas da época, e a dos meus alunos anos depois, por todas as experiências maravilhosas. Espero que possamos nos encontrar novamente muito em breve em algum palco, em alguma harkadá, e continuar compartilhando paixões e renovando aqueles laços inseparáveis gerados há mais de 30 anos.
ARIADNA FAERSTEIN
Coreógrafa, Diretora Artística e Produtora de Espetáculos, Musicais e Outros Eventos Culturais
BUENOS AIRES, ARGENTINA
Kadima para mim é muito mais do que "avante". KADIMA para mim significa rikudei-am, cultura, excelência, exemplo, amigos e grandes momentos. KADIMA é saber que mesmo que não estejamos no mesmo país, sempre haverá alguém que compartilhe a minha paixão incondicionalmente. Obrigado por tudo isso e muito sucesso a vocês!
TAMARA SZAJNHOLC
Coreógrafa e Markidá
MONTEVIDÉU, URUGUAI
A primeira vez que vi o trabalho da Fundação Kadima foi quando participei do festival Choref Festival em 2014 como dançarino da Lehakat Sinapzia, de Córdoba, Argentina. Fiquei fascinado com o profissionalismo com que trabalham, o alto nível da organização, os shows e a tremenda energia das harkadot, que foram uma verdadeira festa, com a presença dos coreógrafos Rafi Ziv e Ilan Swissa. Lehakat Kadima me parecia algo de outro planeta, com muitos dançarinos, muita técnica, muita força, muito "tudo". Algum dia eu adoraria participar de uma de suas coreografias.
DANIEL LANSKY
Markid e Coreógrafo
CÓRDOBA, ARGENTINA
Festival Choref, Kadima, Fundação Kadima!
Um dos melhores festivais de que já participei e uma instituição singular. Muito amor pela dança, pelas nossas tradições e um acolhimento inigualável! Parabéns por estarem à frente de um grande projeto, sempre unindo a todos! Mazal tov!