Festival Choref

foto 1.jpg
Kadima 2.png
DSC00706.jpg

Em 1986 a ideia de criar um festival de dança folclórica israeli que conectasse várias comunidades, em Porto Alegre, parecia bastante desafiadora. Foram meses de organização, com dezenas de colaboradores, comissões de trabalho, entidades, patrocinadores e apoiadores envolvidos para que a primeira edição, em setembro daquele ano, acontecesse. O primeiro Festival Choref contou com a organização do Grupo Kadima e da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.

Choref, que significa inverno em hebraico, deu origem ao nome do festival em função da época do ano em que ele é realizado. Esse evento ocorre há 35 anos e já faz parte do calendário dos principais festivais de dança folclórica israeli da América Latina, além de constar no calendário oficial da Prefeitura de Porto Alegre. A partir de 1993, com a sua criação, a Fundação Kadima passou a coordenar, promover e organizar o festival, que tem como anfitrião o Grupo Kadima.

O Festival acontece a cada dois anos, com a presença de crianças, jovens e adultos de várias partes do Brasil, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, e já contou com participação de grupos de outros países, como Israel e Venezuela. Em Porto Alegre, dele também participam o Colégio Israelita Brasileiro, movimentos juvenis, sinagogas e grupos independentes, propagando a cultura e a tradição da dança pela cidade.

Durante o Festival Choref, que ocorre ao longo de um final de semana, de sexta a domingo, acontecem ensinamentos de novas coreografias, maratonas de dança, harkadot, ensaios e muitos espetáculos abertos ao público em geral. Em várias edições, o festival contou com a presença de coreógrafos israelenses renomados, como Guiora Kadmon, Rafi Ziv, Ilan Swisa e Shmulik Gov Ari, que abrilhantaram esse evento, transmitindo um sentimento de união através da arte. O festival culmina com um show de encerramento, realizado em um teatro para numerosa plateia. Quando o último grupo se despede, fica sempre a saudade, a emoção dos momentos compartilhados e a vontade de que a próxima edição não demore para que todos possam se reencontrar.

Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, o 18º Festival Choref foi totalmente online. Foi um evento inovador, conectando muito mais países e participantes, com transmissões ao vivo, workshops, maratonas de dança e espetáculos virtuais. Um evento diferente, mas sempre emocionante, unindo a todos pela dança e pelas tradições.

A próxima edição está agendada para os dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2022, em Porto Alegre, no Teatro da Unisinos. São esperados bailarinos de São Paulo, Rio de Janeira, Curitiba e Montevidéu, além dos tradicionais grupos de dança folclórica israeli de Porto Alegre!

Site.jpeg
DSC00412.jpg
foto%25203_edited_edited.jpg
998842_10151694516954161_2124836404_n.jp