Quem Somos
A Fundação Israelita Brasileira de Arte e Cultura Kadima é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1993 pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul para apoiar a arte e a cultura judaica. Tem como objetivo a valorização e o suporte à criação de grupos que atuem nas diversas formas de expressão cultural judaicas e propõe-se também a criar espaços para que as manifestações artísticas sejam apreciadas pela comunidade judaica e a sociedade em geral. Atualmente, ocupa um importante espaço no cenário cultural gaúcho e brasileiro.
Desde a sua criação até o presente momento, a Fundação Kadima tem sido administrada por diversos voluntários, que se dedicam à idealização de projetos, eventos e ao trabalho de continuidade da dança na nossa comunidade. Muitas gerações de famílias, bailarinos e admiradores do grupo Kadima já fizeram e fazem parte de nossa história, contribuindo com o seu trabalho, a sua admiração e o seu aplauso. Além de seus diretores, a Fundação Kadima também conta com sócios que apoiam, assim, o folclore judaico e fomentam cada vez mais a cultura na nossa comunidade.
Além de ser responsável pela manutenção do grupo Kadima, a Fundação está presente em outras atividades relacionadas à dança judaica em Porto Alegre, tais como o apoio a grupos de danças de outras faixas etárias e a organização de eventos de dança folclórica. O Festival Choref e o Machol Brasil são os principais eventos realizados e têm como intuito reunir bailarinos, coreógrafos e amantes de dança de diversos lugares do mundo para compartilhar sua cultura e sua dança. Por meio de suas iniciativas, a Fundação possibilita o engajamento de pessoas de todas as idades na preservação da cultura judaica, contribuindo para a identificação das novas gerações com as suas origens e valores.
DIRETORIA DA FUNDAÇÃO KADIMA
Gestão 2021-2023
COMO SURGIU A FUNDAÇÃO KADIMA
Diante da necessidade da criação de uma entidade voltada exclusivamente para a dança, a arte e a cultura judaicas, a Fundação Kadima foi criada em 25 de novembro de 1993, em reunião convocada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul, aberta por Hélio Neumann Sant'Anna e secretariada por Moisés Iscovitz. Lidos e aprovados os estatutos, foram eleitos para o Conselho Deliberativo: Alla Finkelstein, Eliane Kives, Elias Barmaimon, Elio Kives, Eugenia Berlim, Helio Sant'Anna, Israel Bileski, Nilo Berlim, Samuel Burd, Sara Wainstein e Sergio Saffer.
A primeira diretoria teve Salomão Fridman, um dos idealizadores da Fundação Kadima, como presidente. Era formada por Jairo Schneider (primeiro vice-presidente), José Silvio Blumenthal (segundo vice-presidente), Sérgio Turkienicz (secretário) e Isaque Zeltser (tesoureiro). Ainda faziam parte deste grupo de trabalho os diretores Claudio Fridman, Benami Fridman e Daniel Berlim. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Daniel Sukster, Israel Lapchik e Jayme Saltz (titulares), além de Roberto Strauss, Wilson Andrade, Lucete Helale (suplentes).
A partir desse momento, portanto, a entidade assumiu a responsabilidade pelo grupo e por iniciativas culturais judaicas em relação à dança e à cultura, desvinculando o Kadima da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS). À primeira gestão coube a missão de coordenar eventos de grande porte, como o 5° Festival Choref, viagens do grupo e também apoiar o 1° lom Harikud (Dia da Dança), no Club Campestre.
GALERIA DE EX-PRESIDENTES
NOMINATAS DE OUTRAS DIRETORIAS EXECUTIVAS
GESTÃO 1993/1996
PRESIDENTE: SALOMÃO FRIDMAN
1ª VICE: JAIRO SCHNEIDER
2ª VICE: JOSE SILVIO BLUMENTHAL
TESOUREIRO: IZAQUE ZELSTER
SECRETÁRIO: SERGIO TURKIENICZ
GESTÃO 1997/2000